18952822_10211122676920344_1700802355427


FORMAÇÃO


Atuo como designer, ilustradora e gestora cultural. Formei-me em Artes Visuais no Instituto de Artes da UNESP, sou técnica em design gráfico formada no SENAC e especialista em gestão cultural formada no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.


Meus cursos e experiências de formação atuais ou mais recentes são: Marketing digital, EBAC; A poesia dos objetos e as miniaturas, com Grupo de Teatro Sobrevento;  Teoria musical, com Marisa Fonterrada; Fundamentos do livro pop-up, com Liana Yuri; Práticas de desenho, com Adalgisa Campos; Laboratório de Gestão de Espaços Culturais, com Marta Porto (Centro de Pesquisa e Formação do Sesc); Cartografias Contemporâneas, com Peter Pál Pelbart (Centro de Pesquisa e Formação do Sesc); Gestão de Equipes (Emasp) e Produção Gráfica (Senai).


Já desenvolvi trabalhos para empresas e instituições como Sesc, Centro Cultural São Paulo, Instituto de Arte Contemporânea, Concrejato, Célia Helena Centro de Artes e Educação, Sesi, Formarte, Novo Museu Paulista, Sustenidos e outras.




ALGUMAS DAS MINHAS PRINCIPAIS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS


PROJETO CULTURAL E EDUCATIVO


Coordenação da Supervisão de Ação Cultural do Centro Cultural São Paulo, setor responsável pelos projetos educativos e de mediação em arte, pelas residências artísticas, pelos ateliês (ateliê de arte impressa, laboratório fotográfico e laboratório sonoro) e feiras culturais, também pela elaboração e acompanhamento de editais públicos e parcerias com a Horta Comunitária e Oficina Mão na Roda. Alguns dos projetos idealizados e realizados enquanto estive à frente da Supervisão de Ação Cultural do CCSP: encontros "Peripatumen, o que as crianças pensam", edital "Práticas de cuidados com o corpo e a mente", vivências "Sou som, a música que toca em mim" (em parceria com a Discoteca Oneyda Alvarenga), oficinas "Caçando sons", vivências "Vim de Áfricas", encontros "Música Livre" (em parceria com a Escola Municipal de Música), 2017 a 2020.


Atuação na Supervisão de Comunicação do Centro Cultural São Paulo: Coordenação do setor de projeto gráfico; implantação e coordenação do Ateliê de Arte Impressa (Folhetaria) e da programação articulada a partir dele (editais, oficinas, exposições e feiras); participação em comissões de seleção de projetos nas áreas de artes visuais e educativas, 1998 a 2016.


Proponente responsável pelos projetos editorial e gráfico, também fazendo parte dos nove autores do livro Transitivos, contemplado pelo ProAC/Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura – São Paulo, ​2010/2011. 

Integrante do Estúdio Risco, coletivo de seis artistas que desenvolveu, entre outros, os seguintes projetos: Relançamento do livro "Poemas – sob a égide de Eros", de Ângelo Monaqueu, pseudônimo do poeta Omar Khouri; instalação para o grupo Base Móvel – Arte e esfera pública; instalação do Portal da Memória, parte integrante da exposição "O Japão em Cada um de Nós", realizada no Banco Real; concepção e montagem das exposições de Laura Teixeira, Mariana Zanetti, Leopoldo Tauffenbach, Adalgisa Campos, Renata Bueno, e outros artistas, no espaço expositivo do Estúdio Risco, 2007 a 2009. 


DESIGN


Direção de Arte na Amigos da Arte (trabalho atual)

Criação da identidade visual para a peça teatral "A carteira que saiu voando" do coletivo Nos Educando, 2021


Projeto gráfico e diagramação do Relatório de Gestão do Novo Museu Paulista, 2019


Projeto gráfico e projeto expositivo para a mostra "Criar, Fazer, Viver". Galerias do Sesi, 2019/2020.


Projeto gráfico para a exposição "Desenho, Fluxo, Imagem", de Paulo Camillo Pena. Oficina Cultural Oswald de Andrade, 2018. ​


Designer responsável pelas peças de comunicações gráfica e digital no Centro de Cultura e Artes Célia Helena, 2017 e 2018. 


Comunicação Visual do I Fórum das Organizações Sociais de Cultura promovido pela ABRAOSC, 2015. 


Projeto gráfico do convite e do catálogo "Zumbi – A Guerra do Povo Negro", para a exposição no Sesc Vila Mariana, em parceria com Fernando Vilela, 2015.


Comunicação visual  da exposição “O Arquivo Vivo de Sérvulo Esmeraldo”. Instituto de Arte Contemporânea, 2014.


Comunicação visual da exposição “Construtivos no IAC”. Instituto de Arte Contemporânea, 2014.


Projetos gráfico e expositivo da mostra “Athos Bulcão: a Cor e a Forma”. Sesc Ipiranga, 2013.


Comunicação visual dos painéis expositivos da mostra itinerante "De um Lado a Outro", que apresenta o trabalho desenvolvido pela Ação Educativa Extramuros da Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2012. 


Projeto gráfico do convite e do livro único da exposição coletiva comemorativa dos 10 anos da Galeria Virgílio, 2012.


Projeto do material gráfico para o lançamento e a exposição de fotos do portfólio de Nair Benedicto. Caixa Cultural, 2007. 


Projetos para materiais gráficos e expositivos da Empresa FormArte, que gere projetos de restauro e conservação do patrimônio histórico, 2010 a 2015.


ILUSTRAÇÃO


Desenhos para a publicação sobre a história do coletivo de teatro A Digna, 2021.


Ilustrações para o livro "Laura Vai à Noruega". Projeto Guri, 2019/2020.

Série de desenhos "Bichos Yoges" para a grife Orangotango, 2013.


Série de estampas para a grife Orangotango, juntamente com Artur Malavolta, 2013.


Projeto gráfico e ilustrações para a coleção "Bichos e Não Bichos da Alcobaça ou de Qualquer Lugar", de Laura Góes, OFF Edições e Editora Terceiro Nome, 2010. 


Idiomas

Inglês – boa comunicação

Francês – boa compreensão